Melhorar SEO no WordPress

Como melhorar o SEO no WordPress

O WordPress é um dos melhores Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS em inglês) no momento, principalmente pela sua facilidade de ser utilizado tanto por desenvolvedores avançado como também, por leigos que estão se aventurando no mundo da criação de sites.

Por atender a ambos públicos, o WordPress facilitou a realização de tarefas que antes eram complexas. Damos como exemplo, a melhoria do SEO do seu site, blog ou loja virtual no WordPress.

Nesse artigo, iremos ver algumas dicas e sugestões que utilizamos nos sites de nossos clientes e que você pode colocar em prática em seu site WordPress.

 

Trabalhar o Conteúdo

É importante que você trabalhe o conteúdo de seu site, blog ou loja virtual. Uma das coisas que é muito esquecido, é o fato que as pessoas visitam o seu site pelo conteúdo ou serviço que é oferecido por ele. Então, você deve ter não apenas um site bonito, mas também um site com conteúdo bem escrito.

Esse é um dos motivos que blogs e sites de notícias e portais sempre tem um melhor posicionamento no Google, que sites com pouco conteúdo. E esse é também um dos motivos que sua empresas deve ter um blog, quanto mais conteúdo relevante e de qualidade, melhor.

E na administração do conteúdo, o WordPress ajuda em vários quesitos. Porém, o conteúdo é a principal chave para se posicionar bem no Google, sem ele, as dicas abaixo não terão utilidade.

 

Plugins e Ferramentas

Existem vários plugins e ferramentas que pode lhe ajudar a melhorar o SEO do seu site, porém gostaria de mencionar dois, que acredito ser importante para qualquer tipo de site, seja ele um blog ou loja virtual.

 

WordPress SEO by Yoast

O plugin WordPress SEO by Yoast é um dos melhores plugins para SEO no WordPress, por trazer as principais ferramentas para que seu conteúdo seja bem posicionado.

Ele não é aquele tipo de plugin que você instala e deixa lá trabalhando, não. Depois de instalado, você terá que trabalhar em cada página do seu site para melhorar as páginas, nesse caso, para os mecanismos de busca.

Ele é indispensável para qualquer site que se preocupa com SEO e quer melhorar sua presença online. E utilizamos ele em todos os sites que nossos clientes aqui na SS+.

 

Webmaster Tools

Muitas empresas não sabem que é necessário no início da publicação do site, enviar as páginas existentes para o Google para que ele possa indexar em seu algoritmo. Caso contrário, seu conteúdo pode levar mais tempo para ser descoberto. O Webmaster Tools, que está mudando de nome para Search Console, ajuda nessa questão e em muitas outras, principalmente para que você entenda problemas em seu site, blog ou loja virtual.

De forma básica, você tem um Webmaster gratuito para analisar onde os problemas do seu site estão e onde você pode melhorar. Na SS+, todos nossos clientes são cadastrados no Webmaster Tools, isso nos ajuda a entender problemas e auxilia nossa equipe a corrigir e melhorar o site de nossos clientes para que eles possam ter melhor resultado.

 

Temas

Por fim, o tema que você usa também influência no seu posicionamento no Google e outros mecanismos de busca. Um dos problemas dos temas pagos e gratuitos online, é que eles não são otimizados para a melhor performance do site. Ou seja, eles colocam várias “opções” nos templates e na maioria das vezes, essas funções não são usadas e acabam trazendo peso e lentidão para as páginas sem necessidade.

Aqui na SS+, fazemos diferente. Não utilizamos ou modificamos templates gratuito ou pago. Por criar todo o template do zero, não estamos apenas criando um produto “único” para nossos clientes, mas isso nos permite entregar algo mais rápido e com melhor performance. Por está de acordo com a necessidade do cliente.

E tudo isso resulta em um site mais rápido, onde o Google, por exemplo, apóia e posiciona melhor os sites que são mais otimizados. No final, isso ajuda os sites de nossos clientes a rankear melhor que seus competidores.

 

Resumindo, existe muito que você pode fazer e que fazemos aqui na agência para melhorar o posicionamento de nossos clientes no Google e outros mecanismos de busca. Como o Google está em constante mudança, o importante é ficar ligado no que mudou e principalmente, no que está dando certo para sua empresa.