Dicas para que o app do Facebook não ocupe tanta memória no seu smartphone

Cerca de um milhão de pessoas estão presentes nas redes sociais, atualmente no mundo. Desse total, 73 milhões são brasileiros. Dentre as redes sociais mais acessadas, o Facebook ocupa o primeiro lugar do ranking, sendo que 77% das pessoas que são cadastradas na rede acessam através de algum dispositivo móvel.

Quem tem o app do Facebook instalado no smartphone e o utiliza com frequência, já deve ter percebido que com o passar do tempo, a memória que ele ocupa vai se tornando cada vez maior. Isso acontece, porque o facebook abre links em seu próprio navegador interno, ao invés de abrir no google chrome, para poder armazenar em cache a página completa no dispositivo. Esse recurso economiza o pacote de dados móveis, pois o conteúdo poderá ser acessado várias vezes pelo usuário, uma vez que já estará salvo no cache. Fotos e vídeos são os responsáveis pela maioria dos dados que ficam armazenados.

A situação se torna um problema, principalmente para quem tem um aparelho com pouca memória ou que precisa compartilhar a memória com outros aplicativos, fotos, vídeos, jogos e etc. Para ajudar a resolver a questão, duas dicas básicas podem ser aplicadas. A primeira é acessar a rede social pelo browser do dispositivo, assim os links serão abertos no próprio browser e não no app. A segunda dica é desinstalar e reinstalar o aplicativo, dessa forma o cache será limpo e a memória reestabelecida.